O que é o Pilates?

Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

 

Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

 

O Pilates mistura um treino de força, flexibilidade e resistência que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core ou powerhouse), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

 

A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac”, a “Chair”, o "Barrel".

 

"Pilates é uma técnica de construção de movimento, um estudo corporal somático que se utiliza de aparelhos únicos e específicos criados por Joseph Pilates e que através de seis princípios chave, busca conectar o corpo e a mente para uma realização plena.

 

Respiração, Fluidez, Concentração, Controle, Centro de Força e Precisão são os seis princípios da Contrologia, que quando atingidos, chega-se a uma execução perfeita e isso significa que a busca corpo/mente foi culminada".

 

"Devemos escolher com sabedoria o nosso padrão de vida na era moderna, que inclui constantes lutas selvagens, como empurrões, aglomerações e pressa para tudo. Esse ritmo acelerado é claramente refletido em nossas funções diárias, como a maneira de se posicionar, ficar em pé, andar, sentar, comer e até mesmo falar, que resulta em uma situação crônica no limite da manhã à noite. Muitas vezes acabamos nos privando de nosso sono tão necessário". Joseph Pilates

 

Benefícios Pilates

“Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.”

  • Melhora da postura
  • Alivio de tensões
  • Harmonia entre força e flexibilidade
  • Melhora/ Desenvolve a consciência (controle) corporal
  • Melhora do Equilíbrio e coordenação motora
  • Melhora da vitalidade/ percepção física e mental
  • Músculos tonificados e alongados
  • Corpo e silhueta delineados
  • Estimula a circulação
  • Coluna forte e flexível
  • Fortalece musculatura abdominal
  • Previne osteoporose



    "Pilates desenvolve a uniformidade do corpo, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva espírito." Joseph Pilates